Caminheiros


  Dá-se o nome de Clã à Unidade formada por equipas de Caminheiros e pela sua equipa de animação. A sede dos Caminheiros é denominada de Base e a sua actividade de Caminhada. Esta secção vai dos 18 aos 22 anos. Estes têm lenço vermelho. Estão divididos por equipas, que têm o nome de figuras célebres. Transportam a vara bifurcada. Os jovens do Clã vão em busca da maturidade plena. O clã serve como espaço de partilha, reflexão, informação, comparação, avaliação e entreajuda. O patrono é São Paulo e os símbolos da IV Secção são a Vara Bifurcada, o Fogo, a Mochila, a Tenda, o Pão e o Evangelho.



Troca de Prendas 

Durante o dia da Ceia de Natal os Caminheiros tiraram um tempinho para organizar a sua troca de prendas.








Partida Caminheiros

No passado dia 5 de dezembro duas das nossas Caminheiras fizeram a sua Partida da secção. Integrado na Eucaristia habitual do Agrupamento as Caminheiras Adriana e Natália fizeram a sua escolha e optaram continuar o seu caminho dentro do CNE. Foi com grande alegria e alguma emoção que no final da cerimónia receberam uma lembrança dos seus colegas Caminheiros e ainda algumas palavras dos Pioneiros. Deixamos algumas imagens que comprovam o ambiente vivido.





















Rover Ibérico

Nos dias 4 a 9 de agosto os Caminheiros de Sequeira participaram no Rover Ibérico, atividade que deu origem ao Projeto "Vamos encher o coração da APCB". Deixamos dois testemunhos de dois dos nosso caminheiros e algumas imagens desta atividade.

"O meu desafio do Rover Ibérico 2015 foi o Entre Fronteiras 1. Ao longo dos 4 primeiros dias tivemos de enfrentar vários desafios em busca do Homem Novo. O objetivo que nos foi lançado no decorrer do desafio foi construir o nosso EU e enfrentar os nossos medos e escolhos. Ao longo dos dias tivemos que enfrentar os nossos medos que foram ultrapassados com a ajuda e espírito do clã. O Rover foi uma experiência única! Foi uma atividade preparada em clã durante quase um ano escutista que valeu a pena todo o esforço e dedicação que demonstrámos. Considero que a preparação e a vivência do rover pernitiu a aproximação do clã que vivia tempos de grande desânimo e pouca motivação." Rita Gonçalves

"Raid com coordenadas, 3 dias exaustivos que compensaram o cansaço com a alegria vivida nesses 3 dias, os 3 melhores dias das nossas vidas. Seguimos então para Guimarães onde pernoitamos 2 noites no campo escutista da Penha. Terminou tudo no domingo dia 9 de agosto com a eucaristia e a despedida. Rover Ibérico foi sim a melhor atividade alguma vez vivida, despertou amizades, adrenalina, criou novos laços, novas ambições no escutismo, novas experiências de vida, novas etapas, novos objetivos... O Rover Ibérico marcou, sem dúvida alguma, criei amizades que nunca irão terminar, criei uma nova família, uma família que perdurará para sempre, um grupo que jamais será esquecido e que ficará na memória de todos, sempre em toda a vida no escutismo." Roberto Marins

















Troca de Prendas Caminheiros 

Durante o dia da Ceia de Natal os Caminheiros realizaram a sua troca de prendas. Esta funcionou através do amigo secreto, cada um tinha um colega a quem oferecer uma prenda, mas ninguém sabia quem era. Deixamos algumas imagens. 










MiiT (Encontro de Guias)


No passado sábado (22 de novembro) dois elementos da IV secção (Natália e Adriana), juntamente com o dirigente Luís deslocaram-se ao Convento de Montariol, a fim de passarem um dia em convívio e aprendizagem com outros caminheiros. Durante a manhã realizamos jogos e tivemos o privilégio de participar numa palestra orientada pelo dirigente Ivo Faria. Nesta palestra foi abordado o papel de um líder e quais as suas principais características. Durante a tarde fomos realizando diversos workshop's, que incidiam nos seis símbolos dos caminheiros. Por cada workshop recebíamos um cordão de cores diferentes. No final do dia unimos os cordões como forma de unir os caminheiros do Núcleo. Foi um dia passado em convívio, criando muitas amizades.









DRAVIM 


No passado fim de semana (25 e 26 de outubro) os Caminheiros de Sequeira rumaram a DRAVE  para participarem no DRAVIM. A saída foi feita muito cedo (5h) e a chegada ao posto de estacionamento na DRAVE fez-se por volta das 8h. A descida da serra foi bastante animada e a chegada à base foi recheada de emoção. Durante a manhã realizamos uma série de jogos, que nos habilitaram a fazer a inscrição em três atliers da parte de tarde. 
De tarde cada um dirigiu-se para os seus atliers escolhidos e assim, foi passando a tarde com bastante animação e muitas aprendizagens. O jantar foi partilhado por todos e no final assistimos à antestreia do documentário da DRAVE "Uma Montanha do tamanho do Homem!".
O dia de domingo iniciou-se cedo para cumprirmos os horários estabelecidos. A Eucaristia foi realizada no anfiteatro, ao ar livre, com a participação de todos. Finda a Eucaristia colocamos as mochilas às costas, e fizemos a caminhada de subida pela serra acima. Durante a viagem de regresso tivemos um pequeno incidente, com um pneu da carrinha e tivemos que fazer uma paragem de emergência na autoestrada. A chegada a Sequeira fez-se por volta das 16.15h.































Troca de Prendas

Como já vem sendo habitual os caminheiros realizam a sua troca de prendas no dia da Ceia de Natal, com amigo secreto. Este ano não foi exceção. A animação foi sentida por todos e as prendas verdadeiras surpresas. As fotos comprovam isso mesmo.













Cenáculo 2013



No passado fim-de-semana 15, 16 e 17 de março os caminheiros rumaram a Tadim para mais um Cenáculo do Núcleo de Braga. O imaginário baseava-se no filme “Into the Wild” que nos fala de desprendimento dos bens materiais para viver do que a Natureza tem para nos oferecer. Uma história de coragem e de aventura de um recém-formado que parte à descoberta da Natureza até chegar ao Alasca. O cenáculo foi um momento de reflexão e de descoberta pelos novos caminheiros. Os temas tratados nos plenários foram a inclusão de crianças/jovens com Necessidades Educativas Especiais no CNE e a criação de um projeto/negócio, enquadrado no tema “Licenciados? E agora?”. Distribuídos por equipas conhecemos novos caminheiros e fizemos novas amizades. Deixamos algumas fotografias do nosso fim-de-semana.


















Promessas


No passado dia 2 de março os aspirantes a caminheiros prometeram perante a comunidade continuar a cumprir com os deveres que os escuteiros assumem na comunidade. Existem agora mais cinco lenços vermelhos no nosso agrupamento. Ficam algumas fotos da cerimónia.























Partida dos Caminheiros

Chega a uma altura na vida de um caminheiro que atinge a idade de seguir. Seguir no escutismo pode ter dois sentidos, assim como a nossa vara bifurcada. Os caminheiros têm duas opções: (1) saem do escutismo ou (2) seguem dentro dos escuteiros e passam para chefes. Quatro dos nossos caminheiros escolheram a opção 2. Com grande orgulho, Bruno, Isa, Renato e Rui serão os nossos futuros chefes. Esta etapa tinha que ficar marcada e por isso organizamos uma cerimónia na passada Eucaristia no dia 12 de janeiro. Vamos deixar fotografias, mas também um pequeno texto que os atuais caminheiros fizeram para os colegas que partiram.

"Chegou a hora de avançar para uma nova etapa do escutismo.
Ao fim de alguns anos passados em conjunto chegou o momento da vossa partida onde cada um irá decidir o rumo a tomar na sua própria vida escutista. 
Agora aproximam-se novas etapas e maiores responsabilidades. Agora mais preparados e levando dentro de cada um o “Homem Novo”, reconhecereis melhor os caminhos do bem e do mal.
Nós, aqueles que cá ficam, ainda temos uma longa etapa a percorrer e vamos socorrer-nos dos vossos exemplos e modelos a seguir para continuar este caminho.
Por todos os anos que dedicaram à secção e por todo o empenho que foram demonstrando ao longo do tempo. Temos uma pequena recordação para cada um de vós
No centro do altar encontra-se o fogo, fogo esse que vos vai aquecer e iluminar durante o resto da vossa caminhada dentro do escutismo.

Bruno, o símbolo que se identifica contigo é a mochila, ela significa a determinação de ir sempre mais além. Dentro dos escuteiros tens sido uma força da Natureza, sempre que uma ideia é lançada ao ar, tu fazes com que ela se concretize. Não há longe nem distância, há um futuro que espera por ti, és grande, e vais tornar o nosso escutismo cada vez melhor, é de escuteiros como tu que o CNE precisa.

Rui, o símbolo que se identifica contigo é a tenda, ela significa a mobilidade e rapidez de se pôr em marcha. Tens uma personalidade um pouco diferente dos restantes caminheiros, mas sempre que algo surge no nosso caminho não hesitas, adaptas-te ao que te oferecem e segues em frente. A tenda é também o símbolo da presença de Deus no meio do seu povo, e quando tu estás presente é contagiante a tua alegria, transformas tudo o que é negro em algo belo. Trazes ao escutismo a alegria que precisamos quando os problemas surgem, o escutismo precisa também e sempre dessa alegria e energia.


Renato, o símbolo que se identifica contigo é a vara bifurcada, ela significa fazer ou renovar as suas opções. Sempre que há algo para ser concretizado, tu estás lá de corpo e alma. Dedicas-te a 100% a qualquer trabalho dentro do escutismo. Não há nada impossível para ti, desde que seja para ajudar o próximo tu comprometes-te e nunca deixas ninguém ficar mal. Nunca pedes nada em troca, renovas as tuas opções em favor e detrimento dos outros, tu estás sempre lá. Não te canses de ser assim, o escutismo não sobrevive sem escuteiros dedicados.

Isa, o símbolo que se identifica contigo é o pão, ele significa o alimento do corpo, dado em partilha. És caminheira em Sequeira há pouco tempo, mas desde o primeiro dia que fazes parte da família. Dentro de uma comunidade ou grupo é preciso o alimento, aquela pessoa que equilibra o ambiente, quando há uma grande tensão ela transforma em alegria e quando há uma enorme agitação ela transforma em serenidade. Tu és assim, és o Zen do escutismo, o sol no meio da tempestade e a gota de chuva no meio do deserto, e partilhas tudo isso com quem te rodeia. Continua assim, pois tu és o equilíbrio."















Troca de Prendas Caminheiros


No dia 15 de dezembro, e aproveitando a Ceia de Natal, os Caminheiros fizeram a sua habitual troca de prendas, onde todos desconheciam quem ia oferecer a quem. E foi neste espírito de surpresa que fizemos a nossa troca. Deixamos imagens que comprovam a nossa alegria e suspense.


















Voluntariado Banco Alimentar 

Como habitual os caminheiros juntaram-se por uma causa nobre e no passado dia 1 de dezembro formaram equipas para prestar serviço à comunidade e mostrar o seu espírito de solidariedade contribuindo para o Banco Alimentar em forma de voluntariado. Deixamos algumas fotografias com os vários grupos.















Via Nova - Atividade de Núcleo

No passado fim de semana 26, 27 e 28 de outubro os caminheiros rumaram ao Mosteiro de Tibães, de modo a participar numa atividade de Núcleo. Na sexta à noite foi momento de montagem de campo, encarnar os povos a que cada comunidade estava destinada e montar as tendas com doces, bebidas e petiscos. Esta atividade tinha como principal foco a caminhada e logo no sábado bem cedo levantamos tenda e em equipas dirigimo-nos para o centro da cidade, sendo que ao longo do caminho tínhamos algumas tarefas a completar. Depois de almoçar foi a vez do "serviço" e mais uma vez em equipas encaminhamo-nos para diferentes lares, de modo a proporcionar uma tarde diferente a todos aqueles que lá permanecem. O final do dia acabou com a chegada às carmelitas e com um churrasco para todos. Foi uma atividade diferente e com uma avaliação bastante positiva. Deixamos fotografias a comprovar.

































Dravim

Nos passados dias 5, 6 e 7 os Caminheiros colocaram mochila às costas e dirigiram-se a Drave, para uma atividade nacional, intitulada Dravim, a grande festa da Base Nacional da IV secção. Antes de lá chegarmos fizemos algumas paragens, percorremos alguns sítios recomendados e passamos momentos agradáveis todos juntos, dentro de uma carrinha. A atividade em Drave foi bastante criativa e no geral muito positiva. Afinal é saindo da zona de conforto que vamos aprender mais e crescer. Deixamos algumas imagens para comprovar.







































Acampamento S. Martinho - Famalicão

Nos dias 7 e 8 de julho três caminheiros participaram da comemoração do aniversário do Agrupamento S. Martinho - Famalicão. O acampamento começou com uma boa ação dos nossos caminheiros, quando ajudaram uma senhora a tirar o carro da berma da estrada. As atividades foram adequadas e o ambiente bastante agradável. Cada grupo ficou encarregue de construir algo para a Eucaristia do dia seguinte. Os nossos caminheiros construíram o ambão.  Deixamos algumas fotografias.
























Acampamento Espinho 2012

Nos dias 22, 23 e 24 de junho os caminheiros colocaram as mochilas e o material às costas e rumaram à estação dos comboios com destino a Espinho. As peripécias foram bastantes, principalmente durante as viagens. Este foi um acampamento de convívio entre todos os caminheiros, uma forma de descontrair de todo o trabalho que fomos tendo ao longo do ano escutista. Deu ainda para comemorar o aniversário da Rita. A vinda de Espinho foi ainda mais cheia de episódios engraçados, pois tivemos de vir de camioneta. Foram bons momentos passados de mochila às costas, como verdadeiros escuteiros. Ficam algumas fotografias que comprovam















Cenáculo 2012

Este ano o Cenáculo de Núcleo realizou-se no fim de semana de dezasseis a dezoito de março na nossa freguesia. Deixamos aqui a nossa avaliação da atividade e algumas fotografias de momentos únicos.

"A avaliação foi positiva em todos os sentidos. Em relação ao imaginário foi bem representado logo de inicio, bastantes vezes o que nos ajudou a entrar para aquele espírito vivido no filme, quase como se nós pudéssemos estar lá e presenciar tudo de perto. A atividade foi muito bem orientada, os fóruns e plenários foram muito interessantes, construtivos e educativos, fazendo-nos pensar na posição dos escuteiros, em particular caminheiros perante a sociedade. Todos aqueles que estiveram à frente de um plenário ou fórum conseguiam prender-nos a atenção, por mais cansados que estivéssemos.
Toda a mística que envolvia o compromisso foi bastante emocionante principalmente para o agrupamento de Sequeira que este ano tinha um dos representantes de Cenáculo Nacional, mais dois elementos na equipa projeto.
Em relação a aspetos menos positivos focamos a chuva que não permitiu que se fizesse o que estava programado na altura do compromisso, mas apesar do contratempo a equipa conseguiu dar a volta por cima. A alvorada foi considerada um pouco bruta e cedo, mas no final valeu a pena. Houve um elemento do nosso clã que gostaria que a Eucaristia se tivesse realizado na igreja da freguesia para mostrar à comunidade a força do escutismo.
Este ano o nosso clã conseguiu ir todo a Cenáculo, sendo a primeira vez de um dos nossos elementos. Este 10º ciclo excedeu as nossas expectativas, foi mesmo bonito ver a força que o caminheirismo pode fazer, juntar uma centena de lenços vermelhos (ou aspirantes) num fim de semana com tanta alegria e vontade de fazer mais.
Que venham mais como este."






























Troca de prendas Caminheiros

No dia da ceia de natal, os caminheiros fizeram a sua troca de prendas. Previamente foram feitas as distribuições de quem daria a quem, sem termos conhecimento dessa distribuição. No dia cada qual entregou a prenda a quem cabia, foi um momento de brincadeira e bastante diversão, como podemos constatar pelas fotografias apresentadas em baixo.




















Voluntariado Banco Alimentar

No passado dia 26 de Novembro quatro Caminheiros de Sequeira (Bruno, Renato, Adriana e Ricardo) juntaram-se para mais uma causa de solidariedade. Durante uma hora estiveram a pares no supermercado PreçoSdoce em Tadim a pedir que cada pessoa contribui-se com bens alimentares.
















Remodelação da Sede

Ontem, sábado, dia 22 de Outubro, os caminheiros puseram mãos à obra e pintaram a sede, dando-lhe um ar de novo. Pintaram ainda uma das paredes de vermelho, de modo a criar um cantinho de reflexão apenas para o clã. As fotografias comprovam o dia de trabalho e animação.























Acampamento Drave

No passado fim de semana seis e sete de Agosto os Caminheiros juntamente com o chefe de secção e o Chefe da II secção José Alberto reunimo-nos para a descoberta da aldeia escutista Drave. Agradecemos desde já a todos aqueles que nos ajudaram e tornaram esta ida a Drave possível. Foram dois dias de divertimento, cansaço e muita união. Drave é uma aldeia sossegada, para reflexão e introspeção individual. Deixamos algumas fotos para que possam sentir um pouco do que foram estes dois dias.






























Acampamento Guardizela-Guimarães


No fim-de-semana 10, 11 e 12 de Junho, Caminheiros e Exploradores rumaram a Guimarães, para o Acampamento do 50º Aniversário do Agrupamento 146 - Guardizela. As fototgrafias mostram o espírito vivido durante estes dias.
























Banco Alimentar


No fim-de-semana de 28 e 29 de Maio os Caminheiros Isa, Bruno, Adriana e Renato reuniram-se por uma causa maior, intitulada de Banco Alimentar. Durante estes dois dias os pares Isa/Bruno e Adriana/Renato deram a cara para ajudar famílias mais carenciadas, durante um certo período de tempo num Mini mercado perto da nossa Comunidade. Foi com grande satisfação que recebemos a notícia de que nesta recolha por todo o país conseguimos reunir 158 toneladas de alimentos.


















Cenáculo Nacional (Bruno Silva)



“O Homem não poderá descobrir novos oceanos se não perder a Terra de vista.” André Gide


                Esta foi a frase chave para relatar o meu fim-de-semana [1, 2 e 3 de Abril de 2011] em Cenáculo Nacional. Mas, antes de tudo, importa dizer o que realmente é isto. Pois bem, Cenáculo é um encontro de Caminheiros / Companheiros, onde se debatem alguns problemas do movimento [CNE], tentando arranjar soluções para os resolver. Este, teve o nome de Encontro Aberto, pois é a passagem do testemunho dos representantes de um ciclo para os de outro e foi realizado em Águas de Moura, região de Setúbal, com a participação de cerca de 200 elementos representantes de quase todas as regiões de Portugal Continental e Ilhas., no imaginário de “Vasco da Gama e o Caminho Marítimo para a Índia”.
                Voltando ao ponto inicial, se os elementos não perderem a “casa” de vista, nunca conseguem descobrir coisas novas. Foi esta a ideia que me levou a candidatar a representante do Núcleo de Braga a Cenáculo Nacional. Serviu e servirá para aprender muitas coisas novas, a fim de tornar não só o Núcleo mais forte, mas também ajudar o Agrupamento 304 Sequeira a “andar para a frente”, pois é com estas experiencias que se abrem muitas mais novas portas neste nosso grande movimento …Corpo Nacional de Escutas.
Alguém tem de ser GRANDE para ajudar a tornar outros GIGANTES.
Bruno Silva















Cenáculo 2011


Mais uma vez os Caminheiros de Sequeira arriscaram e partiram na grande aventura que é o Cenáculo. Foram 3 dias de grande diversão e de grande aprendizagem. Os temas foram diversos, desde a Fé até ao Voluntariado. Esta é uma actividade que cresce de ano para ano e que fomenta as relações entre os diversos clãs do Núcleo de Braga. Este ano tivemos o privilégio de conseguir do nosso agrupamento um grande representante a nível Nacional (Bruno Silva). Esperamos para o ano estar presentes mais uma vez nesta grande actividade que é o Cenáculo.












Passeio e Jantar

No passado dia 12 de Fevereiro, os Caminheiros juntaram-se para um passeio por Montalegre, Espanha e Gerês. Ao longo do percurso parámos várias vezes, umas para desfrutar da bela imagem, outras apenas para comer qualquer coisa. No final deste bonito passeio fomos todos jantar para descontrair um pouco e podermos conversar e conviver, passando assim umas agradáveis horas. (As imagens comprovam)












Troca de Prendas

Apesar do Agrupamento ter feito uma troca de prendas, os caminheiros já tinham essa mesma ideia de o fazer entre eles. Durante uma reunião fizeram um sorteio para saber quem daria a quem, mas não poderia ser revelada essa pessoa até ao dia da troca, para haver um pouco de suspense. Com um pouco de receio começamos a trocar as prendas e ficamos muito contentes com a originalidade das mesmas.































Acantonamento Moimenta

E foi nos passados dias 1, 2 e 3 do corrente mês que chefes e caminheiros se reuniram num acantonamento a Moimenta. Desde a nossa chegada na sexta à noite que fomos muito bem recebidos pela população local. 
Entre jogos, brincadeiras e conversas a primeira noite foi passando sem quase nos apercebermos. Chegou Sábado e dirigimo-nos para um parque radical lá perto, onde passamos um dia cheio de aventura e adrenalina.
A noite de Sábado foi idêntica à primeira, mas já com um nível de cansaço mais elevado. Quando acordamos no Domingo já chovia e o frio já se fazia sentir. Juntamos todos os nossos pertences e rumamos a Braga.
Deixamos algumas fotografias que ilustram melhor o ambiente vivido no fim-de-semana.














Nova Entrada





O Agrupamento 304 recebeu, com muito gosto, a entrada de um novo elemento! Mais concretamente nos Caminheiros. Isa faz parte agora do Clã 129 e, posteriormente, como já conhecia quase todo o clã por amizades, a integração está a ser muito positiva. Decidimos então fazer umas pequenas perguntas à Isa, para todos ficarmos a conhecer não só os motivos de ter optado pelos nossos escuteiros, como também a faceta social da mesma.

Nome completo: Isabel Ferreira Gonçalves;

Data de entrada: 7 de Junho de 2010;

Data de nascimento: 12 de Setembro de 1985;

Profissão: Engenheira Civil;

Onde mora: Vilaça Braga;

Porque optaste pelo nosso Agrupamento? Porque já conhecia algumas pessoas que me incentivaram a ser escuteira neste agrupamento;

Achas que vais fazer um bom trabalho em equipa? Sim, porque me integro facilmente e gosto do trabalho em grupo;

Que cargo gostarias de desempenhar? Qualquer um, uma vez que me adapto a qualquer função;

O que esperas do nosso Agrupamento/Clã nos próximos anos? Aprender muitas novas coisas, viver novas experiências e fazer novas amizades;

Achas que fazemos muitas actividades? Pelo que conheço, fazem algumas;

Mudavas alguns aspectos que consideres negativos aqui no teu Agrupamento/Clã? Ainda não tenho uma opinião formada, visto que ainda estou numa fase de adaptação;

O que gostas de fazer nos tempos livres? Passear, ver TV, ir à praia, etc.

À noite podemos encontrar-te… Por vezes a passear e a conviver, outras em casa a descansar;

Em 2020, esperas estar… Concretizada a nível pessoal e profissional.


Sem comentários:

Enviar um comentário