Exploradores





Denomina-se Tribo Júnior a unidade formada por Patrulhas de Exploradores e pela equipa de animação. A Cabana é a sede dos Exploradores a a Aventura a sua actividade. Esta secção vai dos 10 aos 14 anos. Estes têm lenço verde. O grupo de Explorador está dividido por patrulhas. Cada patrulha é designada pelo nome de um animal: o Totem de Patrulha. A bandeirola da patrulha é colocada na vara do Guia. A mística da II secção inspira-se na figura de S. Tiago, o padroeiro da Secção. O Explorador aprende a conhecer e a amar a natureza, a ser auto-disciplinado e auto-suficiente, a adaptar-se ao meio ambiente em que vive e a respeitá-lo, assim como a todas as outras pessoas.


Passagem dos Exploradores para Pioneiros

No passado dia 19 de setembro quatro exploradores fizeram a sua passagem para uma nova secção (pioneiros). Com o intuito de tornar esta passagem original e inovadora os dirigentes da II e da III secção organizaram uma atividade, que se iniciaria no Espaço Escutista, O Moinho e terminaria na capela de Santana de Vimieiro. Os exploradores e pioneiros foram divididos em duas equipas. Cada equipa teria que percorrer cinco postos, com diversas atividades, até ao local final. Aquando da chegada à capela cada elemento teve a oportunidade de criar uma lembrança para mais tarde recordar. Antes da cerimónia das passagens houve tempo, ainda, para entregar as insígnias Internacionais relativas à Atividade Internacional Local organizada entre exploradores e pioneiros. As passagens foram acompanhadas de um ambiente mais solene, com algumas palavras remetidas dos dirigentes para os elementos que fariam as passagens (Beatriz Ara+ujo, Ana Daniela, Tiago Martins e Luís Monteiro).
























Promessa Exploradores

Na passada Reunião de piedade (3/1/15) três dos exploradores (Beatriz Coelho, Pedro Lima e João Gonçalves) do Agrupamento realizaram a sua promessa de Explorador. Com a presença de toda a comunidade prometeram seguir os princípios e a lei do escuta. Deixamos algumas imagens a comprovar. 









Troca de prendas Exploradores

Durante o dia da Ceia de Natal os Exploradores realizaram a sua troca de prendas. Esta funcionou através do amigo secreto, cada um tinha um colega a quem oferecer uma prenda, mas ninguém sabia quem era. Deixamos algumas imagens. 













Passagem dos Exploradores para Pioneiros

No passado dia 29, dois Exploradores (Margarida e Daniel Gonçalves) fizeram a sua passagem para os Pioneiros. Foram recebidos num ambiente mais informal, mas com grande entusiasmo. Subindo os escadórios como uma simbologia de passagem, os Exploradores foram ouvindo um pequeno texto preparado pelos Pioneiros. Já no cimo dos escadórios, receberam uma insígnia para colocarem na camisa, com o símbolo dos Pioneiros de Sequeira. 











Acampamento a Guimarães


Nos dias 24 e 25 de Maio os exploradores foram acampar para o Centro Escutista da Penha – Guimarães.
O dia começou bem cedo, por volta das 07h, com o encontro na sede do agrupamento. Partimos em direção a Guimarães por volta das 07.30h. À chegada ao centro escutista demos início à montagem de campo e logo de seguida fizemos a abertura oficial do nosso acampamento. Por volta das 10.30h saímos para a grande aventura no parque envolvente ao santuário da Penha.
A grande aventura contou com três atelieres (jogo do tangram, elaboração do totem da patrulha e pinturas) na parte da manhã e dois atelieres (jogo fogo de conselho e elaboração de fatos dos continentes Oceania e África) na parte da tarde. No final da tarde participamos na eucaristia no santuário. De regresso ao campo escutista ainda houve tempo para um jogo com balões.
Chegou a hora de preparar o jantar. Ao fim do jantar realizamos o habitual fogo de conselho, aproveitando para usar o vestiário que elaboramos no atelier da tarde.
No dia 25 fizemos a alvorada por volta das 08.30h e durante a manhã efetuamos alguns jogos.
Ao final da manhã procedemos à desmontagem de campo e encerramento do nosso acampamento.





































Passagem exploradores

Foi no passado dia 2 de novembro que os exploradores Daniel Marques e João Peixoto fizeram a sua passagem de exploradores para pioneiros. Uma nova etapa começa na vida escutista destes dois elementos. Um novo desafio, novas responsabilidades, um crescimento contínuo e um trabalho mais intenso é o que os espera na nova secção. Vão deixar saudades nos exploradores, mas é assim que deve ser, uma evolução constante.



















Concurso de Culinária

No dia 16 de Março os exploradores realizaram um concurso de culinária. O concurso teve lugar no salão paroquial. Aproveitamos este dia para fazer as eleições dos cargos das três patrulhas. As ementas foram, arroz com panados e arroz com bifanas. A sobremesa foi salada fruta e morangos com chocolate quente. Como o Daniel fazia anos cantamos os parabéns.
















Promessas

No passado dia 3 de fevereiro, juntamente com os Lobitos, três dos nossos exploradores fizeram a promessa de se guiarem pelas leis de BP. Dois deles já passaram pelo lenço amarelo (Lobitos), sendo esta promessa um renovar da primeira. Enquanto que o outro elemento prometeu pela primeira vez ser um Escuteiro de corpo e alma.
















Acampamento de Exploradores

No fim de semana 25/26/27 de maio os exploradores colocaram as mochilas às costas e rumaram ao Moinho de Vento na sexta à noite para um fim de semana em regime de acampamento. Esta atividade serviu para os exploradores aprenderem e reforçarem técnicas escutistas, fomentarem as sua relações interpessoais, contactarem com a natureza e tudo o que lhe é aliado e para um momento de diversão. Deixamos algumas fotografias daquilo que foi o acampamento. 































Promessa Exploradores

No passado dia cinco de maio, os aspirantes a exploradores completaram mais uma etapa no seu crescimento e compromisso escutista, prometendo perante a comunidade de Sequeira cumprir todos os deveres escutistas. Deixamos algumas fotografias daqueles que serão o nosso futuro.














Acampamento Guardizela-Guimarães

No fim-de-semana 10, 11 e 12 de Junho, Exploradores e Caminheiros rumaram a Guimarães, para o Acampamento do 50º Aniversário do Agrupamento 146 - Guardizela. As fototgrafias mostram o espírito vivido durante estes dias.








Mais elementos

Depois de um ano sem exploradores, voltamos à carga com 8 elementos  nesta secção que nos deixam super orgulhosos de ver o agrupamento crescer. As crianças de hoje serão o nosso futuro. Que venham mais e mais para que um dia possamos recordar com carinho cada um daqueles que por aqui passou.

Sem comentários:

Enviar um comentário