Pioneiros




  Denomina-se Tribo Sénior a Unidade formada por Equipas de Pioneiros e pela sua equipa de animação. A sede dos Pioneiros é o Abrigo e a sua atividade é o Empreendimento. Esta secção vais dos 14 aos 18 anos. Estes têm lenço azul, a cor da descoberta. O grupo está dividido por equipas às quais se dão o nome de animais ou figuras célebres. O patrono é São Pedro e os símbolos que caracterizam a III Secção são o Machado, a Rosa dos Ventos, a Gota de Água e a Bússola.



Acampamento Pousa

No passado fim de semana 27, 28 e 29 de maio os Pioneiros de Sequeira participaram no Acampamento de comemoração do 30º aniversário do Agrupamento da Pousa. Este acampamento, direcionado apenas para a III secção foi organizado para um grupo restrito de Agrupamentos, tanto do Núcleo de Braga, como do Núcleo de Barcelos. O objetivo seria que os Agrupamentos se conhecessem melhor, que fosse possível criar uma atividade mais dinâmica e de maiores dimensões para um grupo alargado de Pioneiros e sobretudo festejar o aniversário do Agrupamento da Pousa. Apesar da chuva, que fez algumas desistências, os Pioneiros de Sequeira mantiveram-se firmes até ao fim. A atividade de sábado foi bastante radical, incluiu slide, ponte Himalaia, triciclo e tiro ao alvo. Durante o raid a chuva deixou-nos em paz, o que fez com que os Pioneiros conseguissem aproveitar todos os postos. Agradecemos ao Agrupamento da Pousa por toda a sua disponibilidade em nos receber e por todo o entusiasmo, apesar das condições climatéricas.


























GO3


Nos passados dias 19 a 23 de marços os pioneiros de Sequeira rumaram a Setúbal (Base Naval de Alfeite) para participarem no GO3 (atividade nacional direcionada para a III secção). Os campos estavam divididos em colónias e cada colónia tinha dez agrupamentos. O Agrupamento de Sequeira pertencia à colónia 20 (Guardain). O primeiro dia, com o tema “Cuida da casa comum”, foi dia de montagem de campo – mesas (por equipa), portal/pórtico (por colónia) e tendas. O segundo dia, com o tema “Dia da Cura com Deus”, foi dia da Eucaristia, onde celebraram o Domingo de Ramos. Nesse mesmo dia participaram de oficinas/atliers relacionados com o escutismo – cozinha selvagem, socorrismo, técnicas de animação,… Este foi um dia de refleção e aprendizagem. O terceiro dia, com o tema “Dia da Cura comigo mesmo” foi o dia das oficinas da marinha, no qual cada elemento teve a oportunidade de participar numa oficina relacionada com a marinha – visita aos submarinos, batismo de mergulho,… Nesse dia a tarde foi reservada ao jogo de cidade, com vários postos. Um dos postos consistia em fazer jogos com crianças de um jardim-de-infância. O quarto dia, com o tema “Dia da Cura com os outros”, foi dia de raid. Esta caminhada foi feita na Serra da Arrábida ao longo de quase 20km. Durante o raid os elementos passaram por diversos postos com jogos, enigmas,… No último dia, com o tema “Dia da Cura com o Mundo” foi dia do encerramento, os elementos fizeram a avaliação e comprometeram-se para a próxima fase, (Esperança) com o seu projeto de Solidariedade.

A atividade deu-lhes a oportunidade de aprender novas técnicas escutistas, conhecer novos elementos de todo o país e conhecer uma cidade nova. Além disso conseguiram melhorar a vida em colónia e em comunidade. Trabalharam temas como a sustentabilidade do nosso planeta, através da separação de lixos e aproveitamento e racionamento de água. Uma constante ao longo de todo o acampamento foi a promoção da autonomia, principalmente no que diz respeito à compra de bens alimentares, com um plafom pré-determinado para os cinco dias.

Margarida “O GO3 foi enriquecedor, aprendi coisas que provavelmente se não tivesse participado na atividade, nunca ou muito dificilmente aprenderia.”

Daniel “O GO3 foi fixe, apesar da má organização e da falta de empenho da equipa, correu bem.”

Ana Daniela “O GO3 foi divertido, enriquecedor, serviu para perceber melhor o que é ser pioneiro, foi uma boa experiência.”

Luís “O GO3 foi uma ótima atividade visto que nos demos com gente de todo o país para nós podermos melhorar as nossas capacidades.”

Tiago “O GO3 foi uma atividade espetacular, na minha opinião, pois estava muito bem organizada. Só não gostei da festa de campo pois os “Graw” cantavam músicas que não eram conhecidas e que não se ouvia a voz do cantor. O GO3 deu-nos a possibilidade de fazer novas amizades.”

Bia “O GO3 foi interessante e contribui para que eu aprendesse novas coisas e melhorasse como pessoa e principalmente escuteira. Permitiu também, para que eu vivesse novas experiências!















Promessa Pioneiros


No passado dia 5 de março quatro aspirantes a Pioneiro fizeram a sua promessa. Comprometeram-se perante a comunidade e o Agrupamento descobrirem-se a si mesmos, aos outros e a Deus. Comprometeram-se ainda a renunciar ao mais cómodo, desapegar do que mais apetece, sere leal à palavra proferida, procurar sempre a justiça e a verdade, aprofundar a amizade e crescer sempre disponíveis para os outros. 












Feira dos Doces


No passado fim de semana 6 e 7 de fevereiro os Pioneiros organizaram uma campanha de angariação de fundos, para poderem pagar a inscrição no GO3. A campanha consistia na recolha de doces, daqueles que quisessem ajudar e posterior venda. Cada pioneiro trouxe, no mínimo dois bolos/doces e ainda contaram com a ajuda de todas as outras secções, inclusive os dirigentes. Antes e depois das Eucaristias de sábado e domingo os pioneiros adoçaram Sequeira. Eles agradecem de todo o coração a todos os participantes, que de uma forma (entrega de bolos) ou de outra (compra de bolos) contribuíram para o sucesso desta campanha.




















Troca de prendas Pioneiros 2015


Ao longo do dia da Ceia de Natal a III secção realizou a sua troca de prendas e como em todos os anos tivemos o fator surpresa do amigo secreto.













Troca de prendas Pioneiros 2014

Durante o dia da Ceia de Natal os Pioneiros realizaram a sua troca de prendas. Esta funcionou através do amigo secreto, cada um tinha um colega a quem oferecer uma prenda, mas ninguém sabia quem era. Deixamos algumas imagens. 













Promessas

Na passada missa de Piedade (6 de dezembro) quatro aspirantes a Pioneiro fizeram a sua promessa, contanto com a presença da comunidade de Sequeira, os seus familiares e o seu Agrupamento. Prometeram perante esta comunidade cumprir os seus deveres para com Deus, a igreja e a pátria, auxiliar o seu semelhante em todas as circunstâncias e obedecer à lei do Escuta. Deixamos algumas imagens que mostram este momento solene. 
















Passagem de Pioneiro para Caminheiro

No passado sábado, dia 6 de dezembro, um dos nossos Pioneiros (Pedro) fez a sua passagem para os Caminheiros. Através de uma dinâmica preparada pelos Pioneiros o Pedro teve a oportunidade de LEMBRAR os anos passados nesta secção através de imagens que lhe foram entregues, juntamente com um pequeno texto que cada um lhe dedicou.


"Chegou a hora de seguires em frente na vida escutista. Toda a secção pode dizer que foste um bom líder, mas é tempo de seguir em frente e esperar que possas utilizar e melhorar os ensinamentos e habilidades que aprendeste no azul, para brilhares nos caminheiros. És boa pessoa, mas a timidez que te persegue esconde e bloqueia essa personalidade de fazer mais e melhor. Esperemos que isso seja apenas uma mancha futura no teu passado e que possas libertar-te para novos caminhos que estão para vir. Que S. Paulo te acompanhe nesta nova caminhada. (Artur)
Pedro, meu amigo das Oreo, simpático e companheiro. Apesar de ter entrado à pouco tempo para os Pioneiros e ainda ser aspirante, já fizemos bastantes atividades juntos, mesmo quando eu era explorador. És um bom amigo e estás sempre pronto a ajudar. (Daniel G.)
Pedro apesar de estar há pouco tempo nos Pioneiros já nos conhecemos à algum tempo. És um bom colega, calmo, e muito trabalhador. (Margarida)
Pedro tem sido um prazer trabalhar contigo. Apesar de seres reservado tens mostrado uma faceta bastante divertida. És um grande trabalhador e sempre pronto a ajudar o próximo. Desejo-te uma grande caminhada nos Caminheiros e aproveita bem tudo o que a secção tem para te oferecer. Como o Artur já disse amplia os teus horizontes e brilha nos Caminheiros. Boa sorte. (Adriana)
O teu ar sereno esconde a simplicidade de uma pessoa boa e humilde. Continua com essa vontade de ser útil e procura aprender sempre mais. Apesar do teu percurso escutista ainda ser curto, não quer dizer que não seja o início de um longo, esperando
eu que assim o seja, e estando sempre disponível a crescer, como até agora tem sido.
Boa sorte para o teu caminho e, acima de tudo, procura sempre ser feliz. (Bruno)
Pedro espero que tenhas grandes aventuras nos caminheiros. Continua um bom trabalhador , respeitador, educado, bom ouvinte e obediente. Boa sorte. (Rui)

Foste o primeiro Pioneiro a ensinar-me a ser Pioneiro. (Daniel M.)"










Atividade de Comunidade 

No passado dia 18 de outubro os Pioneiros da Comunidade Monte Quénia reuniram-se para comemorar o seu patrono, S. Pedro. O início da manhã foi um pouco contorvado, pois a chuva não deu tréguas. Apesar da chuva, a atividade foi realizada como planeado, até porque os pioneiros estavam já prevenidos para um dia chuvoso. Ao longo do dia as 18 equipas andaram cerca 14 km percorrendo 5 postos espalhados pelas freguesias constituintes da Comunidade. Perto das 17h todas as equipas regressaram ao ponto de partida (Santana de Vimieiro) para assistirem à Eucaristia. Depois da eucaristia cada equipa apresentou-se e foram construindo a sua igreja através de "pedras". O resultado foi satisfatória e bastante original. O jantar foi feito em convívio com todos os elementos participantes.












Acampamento Lordelo

No passado fim de semana (10/11 de maio) os pioneiros rumaram a Lordelo - Guimarães a fim de participar no seu acampamento do 35º aniversário. Para dois dos nosso pioneiros foi a sua primeira experiência enquanto membros da terceira secção. Foi um fim de semana com pequenas atividades que preencheram os corações de todos os pioneiros. Deixamos algumas fotos a comprovar.






























Troca de Prendas

Além da troca de prendas do Agrupamento, este ano, os Pioneiros resolveram realizar uma troca entre eles, mas com amigos secretos. Ou seja cada qual sabia a quem ia dar, mas não contou a ninguém. Surpresas engraçadas foram oferecidas e a animação foi o principal. Deixamos algumas fotos que o comprovam.











Pioneiros


Recentemente nos Pioneiros existiram alterações, na medida em que, passaram para o cargo de chefia dois novos responsáveis, Bruno Silva (CIL) e Rui Braga (CIL). Neste momento existe um novo elemento fazendo agora quatro os Pioneiros, sendo a equipa constituída por, Pedro Araújo, Artur Cunha e Soraya Lima e recentemente Bruno Martins. Até à altura alguns parâmetros já foram modernizados.
Escolhemos L.V.C. para nome da equipa em homenagem a Luís Vaz de Camões, e desenvolvemos o símbolo aqui presenteado, baseado na simbologia que nos envolve. (Machado, Gota de Água, Rosa dos ventos, Icthus e o patrono S.Pedro).


Mesmo ainda com tantas atividades por vir, com a ajuda de todos vamos conseguir, pois “A fé supera a força humana”.





Passagem 

No passado dia 8 de outubro, três pioneiros fizeram a sua passagem para os caminheiros, foi com orgulho que os caminheiros os receberam para orientá-los nesta nova caminhada que vai começar. Deixamos algumas fotografias daquele momento marcante para a Jéssica, Elisabete e Roberto.

















Acampamento Ribeira de Pena

Nos dias 6, 7 e 8 de julho os pioneiros rumaram a Ribeira de Pena para um acampamento aventura. Foi um momento para relaxar e aproveitar pois este seria o último acampamento de secção para alguns elementos que iriam fazer a sua passagem em outrubro. A ideia principal era visitar o parque Aventura de Ribeira de Pena para fazer algumas atividades radicais. O objetivo foi cumprido e entre toda aquela diversão houve ainda tempo para registar tudo pela objetiva da câmara. Ficam algumas fotos para provar.



























Venda de Calendários

Depois da distribuição de calendários na nossa freguesia e como sobraram alguns, pioneiros e caminheiros juntaram-se para vendê-los em pleno centro de Braga. Em tempo de crise não foi fácil ser recebido com um "...desculpe mas não quero...". Mas escuteiros persistentes que somos conseguimos que quase todos os calendários fossem vendidos. Agradecemos a todos aqueles que de uma maneira ou de outra ajudaram nesta nossa entrega/venda de calendários.

1 comentário: